Sobre o Isgaslighting.org

Quem sou eu - Autor do Blog

Sou um jovem interiorano, morador de uma cidade pequena, sem grandes centros urbanos, shoppings ou cinemas. Para ter acesso a qualquer desenvolvimento urbano mais expressivo, preciso viajar pelo menos 3 horas e meia.

Ou seja, sou o típico interiorano, sem muitas vivências em cidades grandes ou em ambientes cosmopolitas — algo que faz parte do meu imaginário popular e, muitas vezes, limita o alcance de informações presenciais, restando quase sempre recorrer à internet.

Isso fez com que eu sofresse grandes abusos psicológicos, eles foram praticadas de maneira coletiva, em certo momento eu tentei escapar de tudo mas isso se perpetuou para meu local de trabalho, pois haviam cúmplices em diferentes partes do meu ambiente social, a história de tudo que passei é longa e pode parecer um pouco complexa, várias situações e incidentes foram manipulados para me causar medo, para eu ser desacreditado e para que os meus algozes pudessem colocar em cheque a minha racionalidade.

Durante minha trajetória de vida e profissional encontrei uma paixão por comunicação, leitura e escrita, sempre gostei de histórias de suspense, investigação dentre outras, sejam livros ou filmes mas jamais esperei que eu fosse viver isso, os acontecimentos que passei me trouxeram grandes ensinamentos e imagino que de formas diferentes outras pessoas podem passar por situações iguais, então criei esse blog com o objetivo de conscientização.

Por que criei este blog

Pessoas como eu, com esse perfil interiorano e distante dos grandes centros, acabam muitas vezes sendo o alvo perfeito para golpistas internacionais, tráfico humano, golpes financeiros, mercadores da fé (seitas religiosas) ou manipuladores, isso também pode ocorrer com pessoas que vivem em grandes cidades mas são introvertidas ou talvez menos sociáveis, justamente por conta da vulnerabilidade de quem tem o mundo basicamente filtrado pela internet.

Foi assim que acabei caindo em uma situação que, só depois, compreendi ser um esquema de manipulação psicológica, gaslighting e abuso emocional, por razões jurídicas não vou dizer aqui os crimes aos quais tenho fortes motivos para acreditar que quase fui vitimado ou tentaram me vitimar e ao citar minhas experiências em alguns momentos irei dar nomes fictícios à pessoas ou instituições (mas mantendo fidelidade aos contextos) que me colocaram em situações reais. Pior do que isso, descobri que pessoas do meu próprio convívio social faziam parte disso — e outras foram inseridas na minha vida justamente para os fins citados.

Durante todo o processo, meus manipuladores buscaram destruir minha racionalidade, fazendo com que eu duvidasse das minhas memórias e questionasse minha sanidade. Montavam situações para me descredibilizar, criavam “coincidências” sombrias, faziam ligações estratégicas de madrugada para plantar medo ou confusão (a privação do sono tornava esse processo mais simples), e distorciam fatos até que eu mesmo passasse a duvidar do que tinha certeza, sobre o que foi planejado por eles ou foi realmente genuíno.

Em certo ponto, tentei me afastar de redes sociais e me isolar para escapar dos abusos e recuperar a minha racionalidade. Mas havia quem participasse disso até mesmo no meu local de trabalho, o que tornou impossível fugir completamente, já que dependia dali para viver. O assédio e o gaslighting passaram a acontecer também de forma presencial, me encurralando ainda mais, depois de ter escapado das situações um dos participantes foi me vigiar até mesmo em uma igreja, queriam me afastar de uma religião séria para me manter próximo de regentes/sacerdotes de crenças esotéricas que utilizam oráculos (que é uma das formas de manipulação muito comum do gaslisghting).

Outro grande problema do abuso psicológico é que em certo momendo minha racionalidade estava prejudicada ao ponto de eu passar por outras situações isoladas que normalmente eu jamais passaria e não via lógica nenhuma outra pessoa passar, ou seja… Eu sempre questionava a ver outras histórias “como algúem pode ser enganado assim?”, “como uma pessoa pode ser tão ingênua?”, mas depois de passar por tudo eu simplesmente entendi que vítimas de manipulações se tornam vulnerabilizadas e sucetíveis a tais situações. 

O propósito deste espaço

Hoje, depois de muito esforço para reconstruir minha visão da realidade e retomar meu equilíbrio, compreendo como é vital que pessoas que passam por isso tenham acesso à informação e apoio.

Esse blog é para quem, assim como eu, viveu o gaslighting, não importa se ocorreu:

  • No ambiente de trabalho,

  • Na internet,

  • Em relacionamentos abusivos,

  • Em ambientes ou seitas religiosas
  • Ou mesmo dentro do próprio lar — incluindo casos em que crianças são vítimas silenciosas.

Também quero que este espaço ajude aqueles que não passaram por isso, mas possam aprender a identificar sinais de abuso ao redor, e assim oferecer apoio a quem precisa.

Não quero que ninguém se sinta sozinho. Aqui, espero construir um espaço para acolher, informar e dar forças para que outras pessoas possam se libertar de seus algozes — ou, ao menos, reconhecer o que estão vivendo e saber que há caminhos para sair disso.

Caso considere viável confiar em mim, compartilhar um relato ou de alguma forma queira realizar contato deixo abaixo um formuário de contato onde vocês podem deixar suas mensagens, agradeço pela sua presença nesse blog e por ler esse conteúdo.

Você pode nos contatar também através do e-mail contact@isgaslisghting.org